sexta-feira, 30 de março de 2012

OS PROJETOS DOS FORMANDOS DE 2011.2 - FIJ ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

O segundo semestre de 2011 foi bastante corrido para todos os steakholders da disciplina de Jogos Empresariais nas FIJ - FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ. A turma em questão, a de formandos do final do semestre, era composta de um  grande número de alunos, e as equipes apesar de trabalharem com afinco, só se deram conta do tamanho do projeto no momento em que aproximavam-se as datas de suas apresentações; contudo conseguiram apresentar projetos  de bastante qualidade, tanto em termos de planejamento, quanto em termos de execução.
A pressão que enfrentam os alunos de último período, é propositalmente colocada pela instituição, como forma de testar habilidades e aptidões dos futuros profissionais que serão lançados no mercado, em termos de demonstrá-los, o quão qualificados  estarão como Administradores; dessa maneira podendo-se dizer que exista enorme diferenciação dos mesmos, dentro do competitivo  mercado de trabalho que enfrentamos.
Durante todo o semestre, os alunos precisaram conciliar seus aprendizados nas diversas disciplinas, com a construção do que  talvez seja a real concretização dos  conhecimentos adquiridos, pondo em prática o projeto "JOGO EMPRESARIAL".




As equipes entre uma série de outros itens, precisaram desenvolver;
  • Logos, condizentes com suas nomeclaturas,
  • Uniformes de caracterização para toda a equipe,
  • projetos que fossem de encontro ao objetivo e foco escolhidos,
  • além de enfrentarem uma série de reuniões, voltadas aos brainstorms necessários ao ajuste fino de suas idéias; fazendo com que estas encaixassem-se perfeitamente ao público alvo sugerido; no caso,seus próprios colegas de turma.

No intuito de facilitar os projetos desenvolvidos pelas equipes, o docente da disciplina dita 17 regras que facilitam e muito a montagem dos cronogramas a respeito. Segundo Ricardo Soares o jogo deve ser construído sob os seguintes pilares:

1 - Objetivo - definindo o Objetivo do jogo, 
2- Foco - sendo mais incisivo, e denominando um foco de trabalho,
3- Público Alvo - estudando o público alvo ao qual o projeto se destina,
4- Nome do Jogo - nomeando o jogo,
5- Cenário - construindo então um cenário, para que os participantes imaginem-se na situação pretendida,
6- Dinâmica - desenvolvendo jogos e situações para que se possa testar e avaliar a conduta dos participantes,
7- Papéis - definindo o papel de cada membro da equipe, afim de facilitar e dirigir  responsabilidades a cada um dos membros das equipes,
8 - Regras - deixar claras regras que devem delimitar minimamente ao menos, a atitude que se espera dos participantes
9 - Ambiente Físico - definir o ambiente físico ideal para o desenvolvimento da dinâmica do projeto
10 - Vitalizadores - montar um ambiente completamente inserido, ao que se pretende desenvolver.
11 - Recursos e Meios Auxiliares - discriminar minuciosamente cada um dos objetos que serão utilizados no projeto.
12 - Layout - montar um mapa estratégico contendo a disposição dos objetos, local e posicionamento dos participantes
13 - Feedback - desenvolver perguntas condizentes com todo o projeto, de maneira que consiga-se saber se de fato os participantes compreenderam e vivenciaram o objetivo e foco outrora traçados.
14 - Processamento - fazer a alusão de tudo o que aconteceu durante o jogo, de modo que se transponha atitudes e consequências ao dia a dia dos envolvidos.
15 - Avaliação ou tabulação - aplicada apenas aos jogos onde há real necessidade de conhecer vencedores do processo.
16- Agenda - montar uma agenda minuto a minuto sobre tudo que deve ocorrer no dia da apresentação
17 – Modelagem - Modelar, no caso de um reaproveitamento do jogo desenvolvido, seus aspectos a um novo público alvo ou até mesmo a uma nova situação, caso seja necessário.
É um trabalho minucioso, mas que se executado a contento traz grande satisfação a todos os envolvidos.
Mostraremos nos próximos posts, os projetos das equipes que constituiram os eventos de jogos apresentados no período de junho a dezembro de 2011.

Por Andréia Evelyn

Um comentário:

  1. Jogos Empresariais:

    Disciplina utilizada como ferramenta de treinamento, teste de situações reais no âmbito empresarial.

    Um fator primordial e conhecer bem o que vc esta se propondo a realizar. Vale muito a utilização de pesquisas e procurem conhecer bem seu publico alvo.. Anotem tudo. Pois uma atividade tem diversas formas de ser realizada..lembre-se o fator Humano e surpreendente.
    Paulo Ramos

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